Tradutor

quinta-feira, 25 de março de 2021

História do Rugby




Acredita-se que a origem do Rugby se deu através de uma multa por desrespeito às regras do Futebol, quando William Webb Ellis pegou a bola em seus braços e correu com ela em seus braços, dando origem a particularidade do rugby.
Há muito pouco para fundamentar este ponto de vista, mas é, contudo, a opinião popular.

Em placa de bronze:
'O garoto local que inspirou o jogo do rugby futebol
Na ESCOLA PERTO DE RUGBY IN / 1823.
 Escultor: GRAHAM IBBSEON / 1997

Após este primeiro passo, iniciou-se a elaboração de regras e leis que permitiram o desenvolvimento do jogo em uma base global.

O jogo  do futebol jogado em Rugby School (Rugby, Inglaterra), entre 1750 e 1823 permitiu movimentação da bola, mas ninguém foi autorizado a correr com ela em suas mãos em direção ao objetivo.  Não havia limite para o número de jogadores em cada lado.  A inovação de correr com a bola na escola de Rugby foi introduzido em algum momento entre 1820 e 1830.

Mesmo sendo praticado em vários países e disputado internacionalmente, o Rugby só teve a sua profissionalização  em 26 de agosto de 1995, curiosamente 100 anos após a criação da Rugby League. Até este momento o esporte era considerado amador e a sua prática era por amor ao esporte.
Após a sua profissionalização a IRB declara o rugby como esporte "aberto" removendo todas as limitações sobre pagamentos e contratos. O possível motivo dessa decisão se dá ao fato da dificuldade da IRB em controlar o amadorismo no esporte.

Há aqueles que criticam a profissionalização argumentando que ela fez aumentar a qualidade de jogo entre as nações profissionais e não profissionais, o fato é que até hoje em dia muitas uniões ainda relutam contra a profissionalização (como a UAR) e muitas outras ainda limitam a quantidade de clubes e competições profissionais.

No livro de Tomás Mazzoni, “História do Futebol no Brasil” (Edições Leia, 1950) encontra-se a afirmação de que o rugby foi introduzido no Brasil ainda no século XIX:

“O historiador Paulo Varzea afirma que o primeiro clube de esportes (terrestre e ao ar livre) fundado em 1875 pelos Srs. H.L. Wheatley, A. MacMillan, C.D. Simmons, Amaral, Robinson e Cox (…), recebendo posteriormente a denominação de Paissandu Atlético Clube.”
Mazzoni segue dizendo:

“O segundo clube surgido em terra carioca foi o do Clube Brasileiro de Futebol Rugby[13], primeiro a cultivar este esporte no Brasil, fundado em 12 de setembro de 1891”
Mas ao que parece, o rugby tinha outros amantes, tais como Sr. Augusto Shaw e Charles Miller.

Em 1888 organizou-se o primeiro time de rugby em São Paulo o São Paulo Atlético Club famoso como SPAC.”
Porém o desporto só começou a ser praticado com regularidade no país a partir de 1925, em São Paulo, no São Paulo Athletic Club.

Neste mesmo ano, surgiram novas equipes em Santos e no Rio de Janeiro. Em maio de 1926, uma série de jogos interestaduais foram realizados no Brasil.
Com o crescimento da modalidade do país, foi fundada em 6 de Outubro de 1963 a União de Rugby do Brasil (URB), com sede em São Paulo. O idealizador da entidade foi Harry Donavan. Em 1964, a URB idealizou o 3º Campeonato Sul-Americano de Rugby. Na competição, o Brasil foi vice-campeão. Este torneio trouxe novo impulso, surgindo então, pela primeira vez, a categoria juvenil com a formação das equipes do São Paulo Athletic Club, Colégio Liceu Pasteur e Bertioga Rugby Clube.

Atualmente são disputadas várias competições nas categorias masculina e feminina adulta, juvenis e universitárias no país.



Fonte: www.rugbyfootballhistory.com/
www.wikipedia.com.br
Tradução e adaptação:
Grupo RB