Tradutor

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

História do Skatismo



Várias pessoas afirmam serem os inventores do Skate. O que se sabe é que em torno de 1950, alguns surfistas, em época de maré baixa, queriam se divertir também nas ruas.

Estes inventores começaram com caixas de madeira ou pranchas com rodas de patins fixadas embaixo, o que resultou em vários acidentes. As empresas verificando um possível crescimento nesta área começaram a fabricar plataformas de camadas prensadas de madeira - semelhantes aos decks de skates de hoje. Durante este período o skate era visto como algo a fazer para se divertir depois de surfar.

Em 1963, Skate estava em um pico de popularidade, e empresas como a de Jack, Hobie Makaha começaram a realizar competições de skate. Neste momento, o skate era na sua maioria, slalom e downhill freestyle. Torger Johnson, Woody Woodward e Danny Berer foram alguns skatistas conhecidos neste momento, mas o que fizeram parecia quase completamente diferente do que skateboarding parece hoje! Seu estilo de skate, chamado de "freestyle", é mais como dançar balé ou patinação no gelo com um skate.

Então, em 1965, a popularidade do  skateboarding caiu, sendo tratado como modismo temporário e os skatistas tinham que desenvolver seus equipamentos do zero, mas o skate não deixou de ser praticado.
Em 1972, Frank Nasworthy inventou as rodas de uretano, que são semelhantes ao que a maioria dos skatistas usam hoje. Sua empresa foi chamado Cadillac Wheels, ea invenção despertou novo interesse no skate, entre surfistas e outros jovens, fazendo com que em 1975 o esporte tomasse um grande impulso.

No final da década de 70 o skate enfrentou sua segunda queda na popularidade. Os parques públicos skate foram sendo construídos, mas como o skate era considerado uma atividade esportiva perigosa, as taxas de seguro ficaram fora de controle. Este fato, combinado com a queda de popularidade fez com que os skateparks fossem fechando suas portas.
Os skatistas começaram a montar suas próprias rampas em casa e utilizar-se de obstáculos encontrados na rua. A prática do skate estava saindo da categoria de um movimento subterrâneo, e passando a utilizar as ruas como um grandioso skatepark.

Visualizando esta retomada do esporte, pequenas empresas começaram a criar e fabricar o que o consumidor solicitasse, fazendo com que a criatividade apresentasse aos skatistas novos e variados  modelos de skates e equipamentos.

.Foi também na década de 80, com o surgimento do videocassete, que a prática do skate se popularizou, com seus vídeos de skate revolucionário, encantando com suas manobras. Em 1984 foi lançado o primeiro longa sobre skate.

No final da década de 80 a popularidade do skate caiu novamente, mas de forma menos incisiva, continuando a ser praticado pelas ruas.
Em 1995, a ESPN realizou seu primeiro Extreme Games, em Rhode Island. Esta primeira X Games foi um enorme sucesso, e ajudou a puxar skateboarding mais perto do mainstream, e mais perto de ser aceito pela população em geral. Em 1997 o primeiro Winter X Games foi realizado e foi classificado como "Extreme Sports", tornando o esporte muito popular e amado.

Desde 2000, a atenção dos meios de comunicação e o lançamento contínuo de produtos têm resultado em um maior investimento no esporte, em todos os sentidos.

Hoje, já existe um movimento para transformar o skate em esporte olímpico.
O sakte é um esporte individual que nunca parou de evoluir. Hoje os atletas profissionais trabalham para superar todos os limites do corpo e equipamento, melhorando seu desempenho. Em contrapartida as espresas trabalham para tornar estes equipamentos mais leve e forte para atender estas espectativas.



Fonte: www.about.com
Tradução e adaptação:
Equipe Tackle