Bernard Rajzman (Rio de Janeiro, 25 de abril de 1957) é um ex-jogador de voleibol brasileiro.
Aos onze anos de idade, entrou para o Fluminense jogando basquete, mas passou para o voleibol devido a sua baixa estatura. Estreou com dezessete anos na Seleção Brasileira e foi um grande nome da geração de prata nas Olimpíadas de Los Angeles em 1984. ganhou sete sul-americanos, um título Pan-Americano, a medalha de prata no Mundial de 1982 e a de bronze na Copa do Mundo de 1981.
Sacudiu os estádios com o saque Jornada nas Estrelas, jogada que adaptou do voleibol de areia, que consistia em lançar a bola para uma altura infinita, com força e efeito, dificultando a recepção do adversário.
Bernard Rajzman saiu do voleibol e, como que dando prosseguimento a uma missão ainda inacabada, entrou para a política.
Em 1991, devido a sua demonstração de ilibada conduta como atleta exemplar que fora, o então presidente da República, Fernando Collor de Melo, convidou-o para substituir Arthur Antunes Coimbra, o Zico, na Secretaria Nacional de Desportes do Governo Federal — cargo que atualmente corresponde ao de Ministro do Esporte e Turismo.
Em 1991, participou da criação da Comissão Nacional de Atletas do Ministério do Esporte e Turismo (MET), criada para atender às reivindicações dos atletas junto ao Ex.mo Sr. Presidente da República, sendo designado como Membro. Mais tarde, por méritos pessoais e votação dos demais atletas, foi indicado para a presidência, cargo que ocupa até hoje. A Comissão Nacional de Atletas, criada em dezembro de 2000, pela Portaria n.o 127, é formada por 25 personalidades esportivas. Em 2002, foi indicado também para a vice-presidência do Tribunal de Justiça Desportiva da Associação Brasileira de Desportos em Cadeira de Rodas (ABRADECAR).
Tendo se entusiasmado com a importância da atividade de dirigente, Bernard lançou-se na carreira política, inicialmente candidatando-se à Vereador e posteriormente à Deputado Estadual.
Atualmente, Bernard é membro do COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO (COB), membro da CÂMARA SETORIAL DOS ESPORTES (Coordenador do Desenvolvimento Esportivo), e PRESIDENTE DA COMISSÃO NACIONAL DE ATLETAS, que é composta por 21 membros do COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO (COB), e 5 membros do COMITÊ PARAOLÍMPICO BRASILEIRO (CPB).
Destaques
·Campeão Sul-americano (1973, 1975, 1977, 1981, 1983 e 1987)
·Vice-campeão Mundial de Vôlei 1982
·Medalha de Ouro no Pan-Americano 1983
·Medalha de Prata na Olimpíada de Los Angeles 1984
·Vice-Campeonato Mundial de Vôlei de Praia em 1988.
·Vice-campeão Mundial de Vôlei 1982
·Medalha de Ouro no Pan-Americano 1983
·Medalha de Prata na Olimpíada de Los Angeles 1984
·Vice-Campeonato Mundial de Vôlei de Praia em 1988.
Condecorações
·Ordem do Rio Branco
·Ordem do Mérito Desportivo
·Ordem do Mérito Aeronáutico
·Ordem do Mérito Forças-Armadas
·Ordem do Mérito Olímpico
·Em 27 outubro de 2005, foi o primeiro brasileiro indicado para integrar o Hall of Fame do vôlei mundial em Massachussets, Estados Unidos.
Fonte: wikipedia