Tradutor

sexta-feira, 26 de março de 2021

Vôlei Paraolímpico


Em 1948, Sr Ludwig Guttmann organizou uma competição envolvendo veteranos da II Guerra Mundial com lesões na medula; Em 1952 juntaram-se a esses jogos competidores dos Países Baixos, desse modo internacionalizando o evento.


Os primeiros jogos para atletas com deficiências organizados à imagem dos Jogos Olímpicos realizaram-se em Roma, em 1960, e ficaram conhecidos como Jogos Paraolímpicos. Os primeiros Jogos Paraolímpicos de Inverno realizaram-se em Örnsköldsvik, na Suécia, em 1976.

A partir de 19 de Junho de 2001, foi assinado um acordo entre o Comité Olímpico Internacional e o Comité Paraolímpico Internacional que determina que os Jogos Paraolímpicos serão realizados em paralelo com os Jogos Olímpicos.

Em 2000, os deficientes mentais foram excluídos dos jogos por causas de denúncias de fraudes na escalação dos atletas. Na época, um jornalista se infiltrou na equipe de basquetebol da Espanha, e descobriu que atletas sem deficiência eram escalados, inclusive o próprio jornalista foi escalado entre os jogadores.

Havia muita dificuldade em definir o que seria "deficiência mental" já que os critérios não são bem definidos. Na última assembléia geral do Comité Paraolímpico Internacional em Cairo no Egito em 2004, foi aprovada a resolução que permitia novamente a participação de portadores de deficiência mental nos jogos.

Os últimos Jogos Paraolímpicos foram realizados em Pequim, na China, em 2008.

O vôlei entrou no programa em Arnhem, em 1980, com 90% das regras básicas do vôlei tradicional. A grande diferença é que este é disputado com o atleta sentado no campo de 10x6 metros, com uma rede de 1.15 metros de altura. Cada equipe pode ter 12 jogadores inscritos, nas categorias masculina e feminina.