Tradutor

terça-feira, 23 de março de 2021

Aurélio Miguel

Aurélio Miguel
Aurélio Fernández Miguel, nasceu em São Paulo no dia 10 de março de 1964.

O pai, Sr. Aurélio Marin, apresentou o judô para o filho em 1968, quando nosso judoca tinha apenas 4 anos de idade, no São Paulo F.C. A determinação do pai foi decorrência de uma orientação médica, para auxiliar no tratamento e prevenção de problemas respiratórios.

Depois parrou a frequentar a academia da Vila Sônia, orientado pelo sensei Massao Shinohara, que lhe ensinou muito do que conhece e aplica.




Sensei Massao Shinohara

Aurélio iniciou as competições no tatame aos sete anos de idade, mas ainda não tinha o gosto das competições esportivas. Seu primeiro título foi conquistado em 1972, como Campeão Pré-Mirim do Torneio Budokan. A partir daí vieram as sucessões de títulos e conquistas. Em 1980 foi eleito o melhor judoca do Estado de São Paulo.

Seu primeiro título internacional veio em 1982, na Finlândia, ficando com o segundo lugar por equipes no Campeonato Mundial Universitário e também foi campeão pan-americano adulto no meio-pesado no Chile. Neste mesmo ano Aurélio cumpriu seu primeiro estágio no Japão. São vários títulos, nas mais diversas categorias.

Podemos dizer que a maior conquista, dentre a coleção de medalhas conquistadas, foi nos Jogos Olímpicos de Seul, onde venceu na categoria meio-pesado ficando com a medalha de ouro.




Em 1989, devido a divergências com a diretoria da Confederação Brasileira de Judô., afastou-se das competições oficiais. Mesmo com o afastamento Aurpelio sempre lutou pelo crescimento do esporte no Brasil e, em 1982, fechou um acordo de uma seletiva justa para a formação da equipe olímpica. Esta seletiva resultou em mais uma medalha para o Brasil, conquistada por Rogério Sampaio.
Mesmo com pouco patrocínio mas muita determinação e dedicação, Aurélio ainda conquistou uma medalha de bronze nas Olimpíadas de em Atlanta (1996).




"Em uma Olimpíada, ganhar bronze ou ouro significa muito. É apenas uma questão de detalhes" (Aurélio Miguel)

Só o fato de passar em uma seleção onde se encontram os melhores atletas do mundo já é uma vitória, levar uma medalha para casa neste nível de competição, é algo surreal.

Em outubro de 1997, na disputa pelo Mundial, Aurélio ficou com a medalha de prata devido a uma falha da arbitragem, que não puniu o polonês Pawel Nastula quando usou o judô negativo, fugindo do combate o tempo todo.

Aurélio sofreu uma série contusão no joelho direito. Entrou em cirurgia no dia 15 de fevereiro de 2000, iniciando um intenso trabalho de recuperação, voltando para os tatames em tempo recorde.

Em 2001 Aurélio Miguel decidiu encerrar sua maravilhosa carreira esportiva, mas não desistiu de lutar pelo esporte.

Em 2004 entrou para a carreira política como vereador de São Paulo, reelegendo-se em 2008. Neste período apresentou Projetos de Lei nas área de esportes, saúde, transportes e proteção de animais. Também presidiu Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI),

 "Continuo o mesmo. Estou determinado a trabalhar pela s saúde, educação e esporte. Creio que esse é o caminho para se construir uma sociedade mais justa e formar cidadãos" (Aurélio Miguel)




Equipe Tackle
Fonte: www.aureliomiguel.com.br