Tradutor

quinta-feira, 25 de março de 2021

História do Futebol Soccer



A Origem do futebol no Mundo

A origem do futebol pode ser encontrada em todos os cantos geográfica e historicamente falando. Os chineses, japoneses, italianos, gregos, persas, Vikings já conheciam jogos com bola. Os chineses jogaram "futebol" já há 3000 anos atrás. Os gregos antigos e os romanos usavam os jogos de futebol para os guerreiros para a batalha. Na América do Sul e Central havia um jogo chamado Tlachtli, que consistia em fazer a bola passar por um aro de pedra, fixo à parede.

Arco do Jogo em Uxmal

Mas foi na Inglaterra que o futebol realmente começou a tomar forma. Tudo começou em 1863 na Inglaterra, quando duas Associações de Futebol (Associação de Futebol  e rugby) se dividiram .

Em Outubro de 1963, onze clubes de Londres e as escolas enviaram seus representantes para a Freemason's Tavern. Esses representantes tinham a intenção de esclarecer a confusão, estabelecendo um conjunto de regras fundamentais, que seriam aceitas por todas as partes, que regeriam os jogos disputados entre elas.

Esta reunião marcou o nascimento do Associação de Futebol. A eterna discussão sobre Shin-pontapés, rasteiras e carregando a bola foi exaustivamente debatido nestas consecutivas reuniões, até que no dia 8 de Dezembro, o fervorosos do estilo Rugby decidiram que não queriam participar de um jogo que proibiu regras tão apreciadas pelo Rugby. Os ideais já não eram compatíveis. Em 8 de futebol dezembro de 1863 esta separação tornou-se oficial.

Apenas oito anos após sua fundação, a Associação de Futebol já contava com 50 clubes participantes. A primeira competição de futebol do mundo foi iniciada no mesmo ano - a FA Cup, que antecedeu o Campeonato da Liga por 17 anos.


Partidas internacionais foram sendo encenada na Grã-Bretanha. Antes disso o futebol mal era conhecido na Europa. O primeiro jogo foi disputado em 1872, por Inglaterra e Escócia. Este aumento súbito da organização do futebol e de multidões de espectadores trouxe consigo alguns problemas, que outros países só conheceram muito tempo mais tarde. Profissionalismo foi um deles.

Os primeiros movimentos nessa direção veio em 1879, quando Darwin, um pequeno clube de Lancashire, duas vezes conseguiu o empate contra Etonians supostamente invencível. Dois jogadores de Darwin, os escoceses John Love e Fergus Suter, são relatados como sendo os primeiros jogadores que nunca pararam de receber remuneração por seus talentos futebolísticos. Esta prática cresceu rapidamente e os Associações de Futebol viram-se obrigada a legalizar o profissionalismo já em 1885. Este desenvolvimento é anterior à formação de todas as associações nacionais fora da Grã-Bretanha.
Depois da Associação Inglesa de Futebol, as mais antigas são a Federação Escocesa de Futebol (1873), a Federação do País de Gales (1875) eo irlandês FA (1880).


A propagação do futebol fora da Inglaterra, principalmente devido à influência britânica no exterior, começou lenta, mas logo ganhou força e espalhou-se rapidamente a todas as partes do mundo. Os próximos países a formar associações de futebol, depois da Holanda e da Dinamarca em 1889 foram a Nova Zelândia (1891), Argentina (1893), Chile (1895), Suíça, Bélgica (1895), Itália (1898), Alemanha, Uruguai (ambos em 1900 ), Hungria (1901) e Finlândia (1907). Quando a FIFA foi fundada em Paris em Maio de 1904 tinha sete membros fundadores: França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Espanha (representada pelo Madrid FC), Suécia e Suíça.

Esta comunidade internacional de futebol continuou a crescer, superando os obstáculos e retrocessos. Em 1912, 21 associações nacionais já estavam filiadas à Federação Internacional de Associação de Futebol (FIFA). Em 1925, o número tinha aumentado para 36, em 1930 - o ano da primeira Copa do Mundo - foi 41, em 1938, 51 e em 1950, depois do intervalo causado pela Segunda Guerra Mundial, o número chegou a 73. Atualmente, após o Congresso Ordinário da FIFA 2000, a FIFA tem 204 membros em todas as partes do mundo.


História do Futebol no Brasil


O futebol, no Brasil, é o principal esporte do país. Foi introduzido por Charles Miller, um jovem brasileiro que, após viagem pela Inglaterra, trouxe consigo duas bolas de futebol e passou a tentar converter a comunidade de expatriados britânicos da cidade de São Paulo de jogadores de críquete para futebolistas, criando um clube de futebol no Brasil.

Charles Miller

O futebol rapidamente se tornou uma paixão para os brasileiros, que frequentemente referem-se ao país como "a pátria de chuteiras" ou o "país do futebol". Segundo pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas, o futebol movimenta R$ 16 bilhões por ano, tendo trinta milhões de praticantes (aproximadamente 16% da população total), 800 clubes, 13 mil times amadores e 11 mil atletas federados.



 
Adaptação: Grupo RB