Tradutor

quinta-feira, 25 de março de 2021

Futebol Soccer Regras

As Regras do Futebol

No futebol há 17 regras básicas, que serão resumidas abaixo.


Regra 1: Campo de jogo


Campo de jogo
O campo de jogo é retangular e seu comprimento lateral deve ser maior que o comprimento da linha de meta.

Regra 2: Bola


Bola de futebol
A bola de jogo deve:
Ser esférica;
Ser de couro ou outro material adequado;
Com uma circunferência não superior a 70 cm e não inferior a 68 cm;
Com peso não superior a 450 g e não inferior a 410 g, no começo da partida;
Com pressão equivalente a 0,6 – 1,1 atmosfera (600 – 1100 g/cm²) ao nível do mar.


Regra 3: O número de jogadores

A partida será jogada por duas equipes formadas por no máximo 11 jogadores e no mínimo 7, dos quais um tem que ser o goleiro. A partida não pode ser iniciada se um dos times estiver com menos de sete jogadores e/ou sem o goleiro.

Em competições oficiais, o máximo de substituições num jogo é de três jogadores. Em outras partidas, há um limite de cinco substituições, sendo preciso que as duas equipes cheguem a um consenso prévio.

A substituição de jogadores só ocorre com a autorização do árbitro. O jogador substituto só pode entrar em campo quando o substituído já tiver saído. Se a substituição ocorrer de forma irregular, o árbitro deverá paralisar a partida, ordenar a saída do jogador que entrou irregularmente e reiniciar o jogo com um tiro livre indireto.


Regra 4: O equipamento dos jogadores

Os jogadores não podem utilizar nenhum objeto que seja perigoso para eles mesmos ou para os demais jogadores (incluindo qualquer tipo de jóias). O uniforme completo consiste de:

Camisa de mangas curtas ou compridas
Calções
Meias Compridas
Caneleiras
Chuteiras

A(s) cor(es) das camisas dos dois times devem ser diferentes, para não confundir o público e nem a arbitragem. Com o mesmo objetivo, os goleiros também devem usar camisas com cor(es) diferente(s) tanto dos seus colegas de time quanto dos jogadores do outro time.
Obs.: a cor da camisa do quarteto de arbitragem deve ser diferente das cores das camisas de ambos os times.

Regra 5: O árbitro

Cada partida será controlada por um árbitro, que terá a autoridade total para se fazer cumprir as regras de jogo na partida para a qual tenha sido designado.

O árbitro controlará a partida em cooperação com os árbitros assistentes. Interromperá, suspenderá ou finalizará a partida quando julgar oportuno, no caso de que se cometam infrações às regras de jogo.

As decisões do árbitro sobre fatos em relação com o jogo são definitivas. O árbitro poderá mudar sua decisão unicamente se perceber que sua decisão é incorreta ou, se o julgar necessário conforme indicação de outro membro do quarteto de arbitragem, sempre que ainda não tenha reiniciado a partida.

Regra 6: Os árbitros assistentes

Deveres Serão designados dois árbitros assistentes que terão, sempre submetido à decisão do árbitro o dever de indicar: - quando a bola sair completamente do campo de jogo - a que equipe pertence o arremesso lateral ou se é tiro de canto ou de meta - quando deverá ser punido um jogador por estar em posição de impedimento - quando for solicitada uma substituição - quando ocorrer uma infração ou um incidente fora do campo visual do árbitro - quando forem cometidas infrações que possam ver melhor que o árbitro (isso inclui em certas circunstâncias, infrações cometidas dentro da área penal) - quando, nos tiros penais, o goleiro se adiantar além da linha de meta antes de a bola ser chutada e se a bola ultrapassar a linha de meta.

Assistência Os árbitros assistentes também ajudarão o árbitro a dirigir o jogo conforme as Regras. Particularmente, poderão entrar no campo de jogo para ajudar a controlara distância de 9,15m. Em caso de intervenção indevida ou conduta inapropriada de um árbitro assistente, o árbitro prescindirá de seus serviços e elaborará um relatório às autoridades competentes.


Regra 7: Duração da partida


A partida deve durar 90 minutos, divididos em dois tempos de 45, com um intervalo de no máximo 15 minutos. O tempo gasto com cobranças de faltas ou de pênaltis, substituições, atendimentos médicos ou qualquer outro evento, deve ser reposto ao final de cada tempo, chamado de acréscimos.

Regra 8: O início e o reinício do jogo


Um pontapé inicial deverá ser dado sempre que tiver havido um gol ou alguma parte do jogo for começar (primeiro tempo, segundo tempo ou prorrogação). No momento do pontapé inicial, os jogadores da equipe adversária devem estar fora do círculo central; dentro dele, os únicos jogadores que devem estar são dois: o que rola a bola para a frente e o que dá o segundo toque, pondo a bola em jogo de fato; sendo que o que rola a bola não pode tocar nela de novo antes que seu colega, tal como já dito, a reponha em jogo de fato.

Em alguns casos (quando a partida é paralisada por qualquer razão não mencionada nas regras), o juiz deverá reiniciar a partida com "bola ao chão", ou seja, deverá, na presença de um jogador de cada equipe, soltar a bola ao chão, sem que haja vantagem para alguma equipe em relação à posse da bola.

Regra 9: A bola em jogo e fora de jogo


A bola está fora de jogo quando:
Tiver ultrapassado completamente uma das linhas que delimitam o campo, seja por terra ou pelo ar;
O jogo tiver sido interrompido pelo árbitro.
A bola está em jogo quando:
Bater na trave ou nas bandeiras de escanteio;
Bater no árbitro ou nos assistentes.

Regra 10: O gol


Um gol só ocorre quando a bola ultrapassa totalmente a linha entre as traves. O time que marcar mais gols é declarado vencedor da partida. Se um time marcar a mesma quantidade de gols que o outro, ou se nenhum dos dois times marcar gol, a partida é declarada empatada. Em casos de decisão de vaga (torneios eliminatórios), se as duas equipes marcarem o mesmo número de gols na soma dos resultados dos jogos de ida-e-volta, a vaga só pode ser decidida por uma das seguintes formas:

Gols marcados "fora de casa";
Tempo-extra (prorrogação);
Disputa de pênaltis.

Regra 11: Impedimento


O fora-de-jogo (ou impedimento) é uma das maiores polêmicas do futebol.
O impedimento ocorre quando um jogador da equipe que está atacando tem, entre ele e a linha de fundo, menos de dois jogadores da equipe adversária. Não há impedimento:
Quando o jogador em posição irregular estiver em sua própria metade do campo;
Em cobranças de lateral;
Em cobranças de escanteios;

Regra 12: Faltas e conduta irregular

Falta

Cartão amarelo e vermelho
 
A falta é uma situação onde um jogador agride outro de um time adversário, e que poderá ou não ser aceita pelo árbitro, que decide se realmente aconteceu. Caso seja marcada a falta, as opções do árbitro são as seguintes:

Tiro livre direto

Quando um jogador desferir um "carrinho" (golpe rasteiro em que o agressor desliza pelo gramado, com a intenção de chutar a bola ou a perna de apoio do jogador que está com a posse da bola), ou aplicar um empurrão, um soco, um pontapé ou qualquer outro tipo de agressão, se o árbitro achar que o jogador teve a intenção de machucar o adversário.

Pênalti

Será marcado toda vez que a falta ocorrer dentro da grande área.

Tiro livre indireto

É marcado sempre que um jogador assume uma conduta anti-desportiva, como impedir o progresso do adversário, segurar a bola com as mãos por mais de seis segundos (no caso do goleiro), entre outros.

Sanções disciplinares

Um jogador será punido com cartão amarelo se agredir um jogador da equipe adversária, discutir com algum membro do outro time ou com o árbitro. Se o mesmo jogador levar dois cartões amarelos na mesma partida, automaticamente levará um vermelho e será expulso do jogo; mas, se o árbitro achar necessário, poderá aplicar um cartão vermelho sem antes ter aplicado um cartão amarelo.

Regra 13: Tiro livre


Regulamenta os tiros livres diretos e indiretos. O tiro livre direto ocorre quando o jogador é autorizado a chutar para qualquer direção sem a ajuda de outro jogador. No caso do tiro livre indireto, é necessário que outro jogador "role" a bola para que esta seja chutada para qualquer direção. Nos dois casos, a bola deve estar parada para que o juiz autorize a cobrança, os jogadores adversários devem estar a, no mínimo, 9,15m da bola e a cobrança deve ser feita no local onde a infração ocorreu.

Regra 14: O pênalti


Pênalti
Um pênalti é assinalado quando ocorre uma infração dentro da área de grande penalidade (grande área). No momento da cobrança, a bola deve estar parada sobre a sua marca, localizada a 11m do gol, o goleiro deve estar sobre ou atrás da linha de meta, e todos os jogadores devem estar fora da área e a, no mínimo, 9,15m da bola (essa distância é delimitada pela linha de grande penalidade e pela "meia-lua", que na verdade é a parte fora da área de um círculo com 9,15m de raio e centro na marca do pênalti). O pênalti pode ser cobrado com tiro livre direto ou indireto, embora o mais usual seja a cobrança com tiro livre direto. Existe uma finta que dificulta ainda mais a defesa do goleiro adversário (a "paradinha"), que pode ser considerada pelo árbitro como uma falta punível com cartão amarelo.

Regra 15: O arremesso lateral


Arremesso lateral
O arremesso lateral deve ser executado com as mãos, sempre repondo a bola em jogo quando esta sair por uma das linhas laterais. Um gol não pode ser marcado direto de um arremesso lateral. No momento do arremesso, o jogador deve estar de frente para o campo, com os dois pés juntos sobre a linha lateral e segurando a bola com as duas mãos e acima da cabeça.

Regra 16: O tiro de meta


Tiro de meta
O tiro de meta ou pontapé de baliza é um dos métodos para reiniciar a partida. Deve ser feito pela equipe defensiva quando a bola sair completamente do campo pela linha de fundo sem que um gol tenha sido marcado, tendo sido tocada por último por um jogador atacante adversário.
A bola deve ser colocada em qualquer lugar dentro da pequena área defensiva. Todos os jogadores adversários têm que se encontrar fora da grande área até que a bola esteja em jogo. A bola entra em jogo no momento em que é chutada.
Um gol pode ser marcado diretamente a partir de um tiro de meta, mas apenas contra o lado do adversário (ou seja, um gol contra não pode ser marcado).

Regra 17: O escanteio


Jogador cobrando um escanteio
O escanteio ou pontapé de canto é um dos métodos para reiniciar a partida. Deve ser feito pela equipe atacante quando a bola sair completamente do campo pela linha de fundo sem que um gol tenha sido marcado, tendo sido tocada por último por um jogador defensivo adversário.
No momento da cobrança, a bola deve estar parada sobre a marca de escanteio, a bandeira não pode se mover e os adversários devem estar a, pelo menos, 9,15m. O jogador que executou a cobrança não pode tocar na bola uma segunda vez sem que outro jogador tenha tocado nela.
 
 
  

Dimensões
Comprimento: entre 90 e 120 metros
Largura: entre 45 e 90 metros
Em partidas internacionais, as dimensões são:
Comprimento: entre 100 e 110 metros
Largura: entre 64 e 75 metros

Delimitações
O campo de jogo está delimitado por linhas. As duas linhas mais compridas são as linhas laterais, as duas mais curtas são as linhas de fundo. Estas linhas são de, no máximo, 25,5 metros. Uma linha média divide o campo em duas metades. Na metade desta linha está um ponto que define o centro do campo. Este ponto é centro de um círculo com raio de 9,15 metros.

Área de meta
A área de meta é demarcada com duas linhas perpendiculares a linha de meta, a 5,5 metros da parte interior de cada poste de meta. Estas linhas adentrarão 5,5 metros no campo de jogo e se unirão por uma paralela a linha de meta. A área delimitada por estas linhas é a área de meta.

Área de grande penalidade
A área de grande penalidade será marcada com duas linhas perpendiculares a linha da baliza, a 16,5 m da parte interior de cada poste da baliza. Estas linhas têm 16,5 metros no campo de jogo e vao-se unir por uma linha paralela a linha da baliza. A área delimitada por estas linhas é a área de grande penalidade.
Em cada área de grande penalidade será marcado um penalty a 11 metros de distância do ponto médio entre os postes. No exterior de cada área de grande penalidade traça-se, um semicírculo de raio 9,15 metros.

Metas
As metas estão ao centro de cada linha de meta. São compostas de dois postes verticais equidistantes da lateral e unidos na parte superior por uma barra horizontal (travessão). A distância entre os postes é de 7,32 metros e a distância da borda inferior do travessão ao solo é de 2,44 metros.
Os postes e o travessão terão a mesma espessura, com o máximo de 12 centímetros. As linhas de meta terão as mesmas dimensões do poste e travessão. Podem ser colocadas redes fixadas nas metas e no solo atrás da meta, desde que estejam presas de forma conveniente e não atrapalhem o goleiro.