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terça-feira, 14 de setembro de 2010

História do Motociclismo



Em 1869, Sylvester Roper (EUA) e Louis Perreaux (França), fabricaram uma bicicleta equipada com um motor à vapor.  Nesta época o vapor já era amplamente utilizado e, mesmo com a fabricação do motor à gasolina, o motor a vapor continuou a ser fabricado até 1920.
Em 1885 o alemão Gottlieb Daimler,auxiliado por Wilhelm Maybach inventou o motor com combustão interna, que proporcionou a fabricação de motos em escala industrial. Já no século XX é que o motor foi colocado na parte interna do triângulo formada pelo quadro. Esta medida foi adotada por todos os fabricantes.
No dia 29 de novembro de 1897, em um subúrbio de Londres (Surrey), acontece a primeira corrida  - batizada de Motorcycles Scrambles. Era o início das competições de motociclismo.


Fausto Macieira nos treinos livres para a Motorcycle Scrambles.
Em 1898 os ingleses entram e James Norton lança a marca “Norton”, que ficou famosa por vencer a primeira prova de motovelocidade no  "Tourist Trophy", circuito de estrada da Ilha de Man, na costa da Inglaterra.
É também de origem inglesa o famoso ditado sobre motocicleta: "If there is anything better than a motorbike, God must have kept for him in heaven" (Se existe algo melhor do que a motocicleta, Deus guardou-o para seu uso no céu).
As motocicletas foram sendo aperfeiçoadas devido as invenções subsequentes, como Dunlop e Michelin (pneus).
Com os progressos da engenharia, fábricas de motos proliferavam por todos os lugares. Antes da virada do século, as inglesas Ariel (1893), Royal Enfield (1898) e Matchless (1899), disputavam espaço com a belga Sarolea (1898) e as francesas Clement (1898) e Peugeot (1899). Os alemães entram na briga com a NSU (1901), e em 1903 surge a lendária Harley-Davidson, um ícone do motociclismo norte-americano que influenciou muitas gerações de motociclistas.
Em 22 de dezembro de 1904 surge a Federação Internacional de Motociclismo – FIM, mas foi somente no pós guerra que começaram a ser disputados os campeonatos mundiais de motociclismo, modalidade velocidade, categorias 125, 250, 350, 500 e side car 500cc, no ano de 1949. No motocross, o torneio das nações aconteceu pela 1a vez em 1947, e 10 anos mais tarde, o 1o mundial de cross, na categoria 500cc, vencido pelo sueco Bill Nilsson. O maior campeão da história do motociclismo é o italiano Giacomo Agostini, com 15 títulos mundiais, 7 na extinta categoria 350cc e 8 na 500cc.

Em 52 anos de mundial de motovelocidade, os pilotos brasileiros conseguiram 6 vitórias, a 1ª em 1973, no GP da Espanha, em Jarama, com Adú Celso Santos, na categoria 350cc, com Yamaha, e as demais com Alexandre Barros (1 com Suzuki e 5 com Honda), que além dos 5 topos, tem mais 16 pódios e 3 poles. Já no motocross, os brasileiros jamais venceram uma prova ou conquistaram posições de destaque.

Hoje a motocicleta está em todos os lugares, com uma infinidade de modelos, cores e tamanhos. O Brasil é o 3º maior mercado motociclístico do planeta, e poderia ser ainda mais forte se fabricantes, dirigentes e usuários de motos e equipamentos fossem mais conscientes de seus papéis no mundo motociclístico.

As coisas acontecem de forma meio casuística por aqui, mas isso não ocorre só no segmento das duas rodas. As motos surgiram no século 19, atravessaram o século 20 e seguem firmes século 21 adentro, provando a cada dia que são muito mais que um simples veículo, elas representam um jeito diferente de se viver. Agora mesmo, nesse presente momento, elas cruzam as ruas de São Paulo, as areias do Teneré, as planícies da China ou as neves da Finlândia, desempenhando as mais diversas atividades. Isso não é virtual, é realidade. Legal né!!!

Em 52 anos de mundial de motovelocidade, os pilotos brasileiros conseguiram 6 vitórias, a 1ª em 1973, no GP da Espanha, em Jarama, com Adú Celso Santos, na categoria 350cc, com Yamaha, e as demais com Alexandre Barros (1 com Suzuki e 5 com Honda), que além dos 5 topos, tem mais 16 pódios e 3 poles. Já no motocross, os brasileiros jamais venceram uma prova ou conquistaram posições de destaque.

Hoje a motocicleta está em todos os lugares, com uma infinidade de modelos, cores e tamanhos. O Brasil é o 3º maior mercado motociclístico do planeta, e poderia ser ainda mais forte se fabricantes, dirigentes e usuários de motos e equipamentos fossem mais conscientes de seus papéis no mundo motociclístico.

As coisas acontecem de forma meio casuística por aqui, mas isso não ocorre só no segmento das duas rodas. As motos surgiram no século 19, atravessaram o século 20 e seguem firmes século 21 adentro, provando a cada dia que são muito mais que um simples veículo, elas representam um jeito diferente de se viver.

Fonte:www.vulcaneirosdobrasil.hpg.ig.com.br
Adaptação: Equipe Tackle