Tradutor

quinta-feira, 25 de março de 2021

Futsal


Futebol de salão


Futebol de salão (também referido pelo acrônimo futsal) é o futebol adaptado para prática em uma quadra esportiva por times de cinco jogadores. As equipes, tal como no futebol, têm como objetivo colocar a bola na meta adversária, definida por dois postes verticais limitados pela altura por uma trave horizontal. Quando tal objetivo é alcançado, diz-se que um gol foi marcado, e um ponto é adicionado à equipe que o atingiu. O goleiro, último jogador responsável por evitar o gol, é o único autorizado a segurar a bola com as mãos. A partida é ganha pela equipe que marcar o maior número de gols.


Devido às proporções da área de jogo, o menor número de jogadores e a facilidade em que se pode jogar uma partida, o futsal já é considerado por muitos como o esporte mais praticado do Brasil, superando o futebol que ainda assim é o mais popular.

A rigor, existem duas modalidades do esporte, sendo uma delas a mais antiga, estabelecida quando a Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA) regulamentava a prática do esporte e por isso conhecida como futebol de salão-FIFUSA e a outra, estabelecida sob a regulamentação da FIFA, conhecida como futsal (embora esse termo atualmente denomine indistintamente a prática do esporte nas duas versões). As diferenças limitam-se a algumas poucas regras, mas que acabam influenciando sensivelmente a dinâmica e a plástica do jogo.

Regras

Basicamente são apenas oito regras, além de todo um arsenal de regulamentações; contudo essas regras são o suficiente para diferenciar em muito essa modalidade do popular futsal, que tem variações em suas regras, dependendo das categorias.[1]

A quadra

Deve ter 34 metros de comprimento com tolerância de seis metros para mais ou para menos. Sua largura é de 18 metros, com uma tolerância de dois metros para mais ou para menos. Em partidas internacionais as medidas mínimas devem ser de 36 por 18 metros.
A Área de Meta é demarcada por uma linha a 6 metros da linha do gol de cada meta. O tiro de castigo (ou pênalti) é cobrado de um ponto a uma distância de nove metros do gol.


A bola

A bola do Futebol de Salão deverá ter entre 58cm e 62cm de circunferência, 400g a 450g de peso, uma calibração de 9 libras, não podendo saltar mais de 35cm de altura em seu primeiro rebote quando solta a 2 metros do chão. No segundo rebote não poderá ultrapassar os 6cm de altura.
Para categorias menores ou feminina, as medidas de peso e circunferência são ligeiramente reduzidas.

Substituições

No transcorrer da partida cada equipe poderá efetuar substituições sem limites.
As substituições só ocorrem com a saída da bola e a paralisação da partida, sendo feita esta substituição em frente ao cronometrista anotador.

Cartões

Amarelo: Advertência
Azul: Desclassificação (substituição automática)
Vermelho: Expulsão (sem substituição)

Tiro de castigo

O tiro de castigo (pênalti) é efetuado a partir da 6ª­ (sexta) falta. Os tiros são sem barreira, a uma distância de 9 (nove) metros do gol do infrator, sendo opcional a cobrança desde que a falta cometida seja sofrida do lado da quadra do infrator.

Tiro de canto e lateral

Todas as cobranças de lateral e escanteio são cobrados sempre com os pés.

Goleiro

O goleiro atua somente em sua área de meta, não podendo ultrapassar a mesma. Este jogador pode ser substituído (como qualquer outro) e também pode trocar de posição com outro jogador (este caso não é considerado como uma substituição), devendo a partida estar paralisada e o árbitro notificado. Uma exceção ocorre na cobrança de penalidade máxima, quando não é permitida esta troca de posições, salvo constatado (pelo árbitro e por um médico) que o goleiro tem uma lesão grave. O goleiro também não pode executar tiro livre fora de sua área e nem executar penalidade máxima.

Gol

O Futebol de Salão tem algumas características próprias. Por exemplo, não é válido um gol de dentro da área (salvo algumas interpretações contidas no Livro de Regras).


Maiores Informações: www.cbfs.com.br