Edson Arantes do Nascimento (Pelé)
Nascia em Três Corações - MG, no dia 20 ou 23 de outubro de 1940 (Há dúvidas em relação a data exata), Edson Arantes do Nascimento. Filho de dona Celeste Arantes e de João Ramos do Nascimento
Com apenas 3 anos de idade já manifestava a paixão pelo esporte e nesta idade ganhou o apelido "Pelé".
Seu pai jogava no São Lourenço - MG e pelé adorava as defesas do goleiro do time e empolgado com as mesmas, ficava gritando: "Defende Bilé". Os amiguinhos de infância tinham dificuldade de chamá-lo de Bilé, e com o tempo o "Bilé" virou "Pelé".
Seu time de maior referência da juventude foi o Baquinho, que tinha como time principal o Bauru Atlético Clube, onde conheceu Valdemar de Brito - famoso jogador do passado - que levou o jovem talento para o Santos.
Waldemar de Brito |
Pelé iniciou sua carreira no Santos em 1956 e, dez meses depois, já vestia a camisa da seleção brasileira.
Recebeu convites para jogar fora do Brasil, mas recusou pois preferia jogar no Santos. E lá ficou até 1974, quando recebeu um convite do New York Cosmos, onde atuou de 1975 - 1977.
Atuou pela seleção brasileira em 1957 (Copa Rocca), 1958 (onde foi chamado pelos franceses de "Rei do Futebol"), 1962, 1966, 1970 (onde ganhou a Taça Jules Rimet) e em 1971 na sua despedida da seleção, com um público de 138.575 pagantes, no jogo Brasil 2 X 2 Iugoslávia.
Em toda sua carreira Pelé criou, com sua arte, alguns símbolos utilizados até os dias de hoje. Por sempre vestir a camisa 10, hoje em dia, a camisa 10 é vestida pelo melhor jogador do time, seja no Brasil ou exterior.
O termo "gol de placa" surgiu em um jogo no maracanã, onde Pelé, após driblar vários jogadores, vindo do meio-de-campo com a bola dominada e finalizando com um gol, o jornalista Joelmir Beting explode euforicamente, afirmando que o gol merecia uma placa, tamanha sua beleza. Desta forma uma placa de bronze foi feita e colocada na porta do Maracanã. Desde então todos os gols marcados com rara beleza, são chamados de "gol de placa".
Pelé recebeu inúmeras premiações, inclusive a de "Atleta do Século" (Comitê Olímpico Internacional - 1999) e o de "Maior Jogador de Futebol do Século" (FIFA 2000)
Fora dos campos, o Rei Pelé nunca deixou de lutar pelo esporte que tanto amava.
Foi convidado pelo então Presidente Fernando Henrique Cardoso, para ocupar o cargo de Ministro dos Esportes do Brasil (1995-1998). Neste período aprovou mudanças na Lei Zico, que passou a ser conhecida como Lei Pelé, que segue, em linhas gerais, as diretrizes internacionais da FIFA para a contratação de jogadores.
Pelé tem sete filhos reconhecidos. Sendo três do primeiro casamento, com Rosemeri Cholbi, dois do segundo com Assiria Lemos, e mais duas filhas extraconjugais.
Autógrafo no milésimo gol de Pelé |