BIOGRAFIA EDDY MERCKX
Eddy Merckx |
Eddy Merckyx nasceu em Meensel-Kiezegem , na Bélgica, em 17 de junho de 1945. Conhecido como “canibal”, devido a sua ambição sem limites, é considerado por muitos como o maior ciclista de todos os tempos.
Iniciou sua carreira em 1961, tornando-se campeão mundial amador em 1964, passando para o profissional em 1965.
Em 1966, venceu a primeira das sete edições da “corrida de Milão - San Remo” e, em 1967 tornou-se campeão mundial profissional na Holanda. Recebeu este título mais duas vezes (1971/1974).
Ainda em 1966, casou-se com Claudine Acou, com quem teve dois filhos (Sabrina e Axel). Axel também tornou-se um ciclista profissional.
Na sua estréia no “Tour de France”, em 1969, ele ganhou a camisa amarela (lider global), a camisa verde (melhor sprinter) e camisa pontilhada em vermelho (melhor escalador de montanhas), tornando-se um herói nacional.
Em 1972, fixou o recorde de velocidade em 49,408 Km/h.
Com uma lista impressionante de vitórias no decorrer de sua carreira (525 vitórias), Merckx parou de competir em maio de1978, com 33 anos de idade.
Após sua “aposentadoria” nas pistas, Merckx iniciou a fabricação de bicicletas (www.eddymerckx.be), tornando-se um empresário de sucesso e foi treinador da equipe de ciclismo nacional belga durante o mid-90´s.
Em 1996 o Rei Alberto II, concedeu-lhe o título de Barão e em 2000 escolhido como “Belga Sports Figure”.
O “Grand Prix Eddy Merckx” é realizado todos os anos no início de setembro e atrai as grandes estrelas do ciclismo. Consiste em um circuito de 60 Km em torno de Bruxelas, onde os atletas correm contra o relógio.
Em uma entrevista, foi perguntado qual conselho daria aos jovens ciclistas que tinham como objetivo o profissionalismo. Sua resposta foi: “pedalem bastante”.
Adaptação: Grupo RB